O QUE É DISFUNÇÃO NA ATM

Disfunção na ATM

A Articulação Temporomandibular, conhecida como ATM, é uma articulação localizada próxima ao ouvido, cuja funcionamento acontece principalmente na hora de abrir e fechar a boca. Quando há algum tipo de mau funcionamento na ATM, o paciente pode sofrer com a dor orofacial, que está associada à Disfunção da Articulação Temporomandibular – DTM.

Os principais sintomas de quem sofre com a DTM são: estalos ou crepitações durante a fala ou mastigação, dores na região da cabeça e pescoço, zumbido no ouvido, dificuldade para abrir ou fechar a boca e até mesmo o mandíbula travada.

Estes problemas afetam a qualidade de vida do paciente, pois trazem muitos transtornos uma vez que a dor varia de pessoa para pessoa e se manifesta de maneiras diferentes, podendo durar de segundos à meses.

Dor orofacial e a Disfunção na Articulação Temporomandibular

Embora a origem da DTM ainda não tenha sido definida, acredita-se que fatores locais possam causá-la, como hábitos parafuncionais, stress e condições hereditárias, como a anatomia estrutural do indivíduo e suas condições genéticas. A causa mais comum da DTM é muscular, representando 60% dos casos, que ocorre devido à problemas nos músculos utilizados na mastigação, mas também há 20% de casos devido fatores articulares e 20% combinando a forma muscular associada ao comprometimento articular.

Esta disfunção, além dos sintomas já citados, também pode causar: dor de cabeça parecida com enxaqueca, deslocamento da mandíbula, inchaço no rosto e mudança na forma em que os dentes de cima se encaixam com os de baixo.

Tratamento para Disfunção na ATM

Para diagnosticar a DTM, o dentista deverá fazer uma avaliação completa, utilizando radiografia panorâmica para analisar a situação da ATM.

Alguns músculos e tecidos do pescoço e da cabeça também podem ser examinados a fim de encontrar possíveis inflamações.

Os tratamentos para a Disfunção da Articulação Temporomandibular e seus sintomas, variam de paciente para paciente, dependendo do caso de cada um. A Ortodontia possibilita diversos recursos para o tratamento deste problema, desde o tratamento ortodôntico, cirurgias buco-maxilares e até mesmo à aplicação da Toxina Botulínica, conhecida como Botox®.

Tratamento para Disfunção na ATM com Botox ®

Não só para o tratamento da DTM, o Botox® também pode ser utilizado em casos de bruxismo, apertamento dental, dor orofacial e dores na ATM. O Botox® funciona como um bloqueador dos neurotransmissores que mandam mensagens do cérebro para os músculos e vice-versa, pois quando essas mensagens de movimentação do músculo não chegam até ele, faz com que haja um relaxamento dos tecidos e assim, os problemas relacionados à tensão muscular são aliviados e em alguns casos, uma cirurgia pode ser evitada.

Vale lembrar que o tratamento para DTM nem sempre pode ser feito com Botox®, pois depende de quais os fatores que causaram a disfunção e suas complicações, portanto, a avaliação do ortodontista é muito importante.

Se você deseja saber mais sobre a Disfunção na ATM CLIQUE AQUI.

Eventos e Palestras já realizados

Nos últimos anos palestrei e ministrei cursos em diversas regiões do Brasil, sempre buscando levar uma ortodontia sem segredos, ética e de resultados para

6 MOTIVOS PARA ALINHAR OS DENTES

Conheça 6 motivos para alinhar os dentes além da estética   A maioria das pessoas faz um tratamento ortodôntico por causa da estética. Mas

O QUE É INVISALIGN® ?

O que é Invisalign ® ? Desenvolvida pela Align Technology nos Estados Unidos, o Invisalign® é um tipo de tratamento ortodôntico que faz parte