Disfunção na ATM

DISFUNÇÃO NA ATM - ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A dor orofacial pode, muitas vezes, estar associada a um problema articular na ATM (Articulação Temporomandibular) que é uma articulação próxima ao ouvido que funciona, principalmente, durante a abertura e fechamento da boca.

Os principais sinais e sintomas da DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular) são: dor na região da cabeça e do pescoço, sons na articulação durante a fala ou a mastigação (ex. estalos, crepitações), função irregular ou limitada na abertura e no fechamento da boca, zumbido no ouvido e travamento da mandibular.

A origem da DTM ainda não é muito bem definida podendo ser atribuída a fatores locais, como stress ou para-função, assim como a fatores hereditários, como anatomia individual das estruturas. As formas mais conhecidas são muscular (60%), articular (20%) e muscular com comprometimento articular (20%). A DTM muscular é a mais freqüente delas e ocorre diante da disfunção dos músculos envolvidos na mastigação.

Estes problemas causam muitos transtornos para o indivíduo, afetando diretamente a qualidade de vida, uma vez que a dor pode se manifestar de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa, podendo durar segundos, minutos, horas, dias e até meses.

Existem diversos tratamentos para os problemas na ATM, conforme o caso de cada paciente.Dispomos de vários recursos e tratamentos para esta patologia. Desde o tratamento ortodôntico até a aplicação de Toxína Botulínica (Botox®) são indicados para tratar os sintomas das disfunções da ATM.

A Toxina Botulínica Botox ® pode ser utilizada no tratamento de:

  • bruxismo
  • apertamento dental
  • dor orofacial
  • dores na articulação temporomandibular

SOLICITE UMA CONSULTA