HIGIENIZAÇÃO DURANTE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Saiba como fazer a higienização durante o tratamento ortodôntico

 

Usando aparelho ortodôntico ou não, a higienização bucal é sempre muito importante para prevenir problemas de saúde. Entretanto, quando uma pessoa está em tratamento, independentemente do tipo de aparelho, a atenção quanto a limpeza deve ser dobrada, afinal, além de ser bastante desagradável, restos de alimentos presos nos dentes podem trazer doenças bucais e até atrasar o tempo de tratamento.

 

Como limpar o aparelho fixo metálico

 

O aparelho fixo consiste em uma série de bráquetes colados nos dentes e ligados entre si por um fio ortodôntico. Para fazer a limpeza, é possível utilizar a escova normal com creme dental e uma escova ortodôntica, que possui um formado exclusivo para limpar os bráquetes em cima e em baixo. Claro que a escovação deve ser feita de forma mais atenciosa devido a presença do aparelho, pois os restos de alimentos ficam presos no metal. Para auxiliar a limpeza, há ainda a escova interdental que ajuda a higienizar entre um dente e outro e o passa fio, que é um acessório para encaixar o fio dental e tornar a higienização mais fácil.

É de extrema importância a limpeza logo após as refeições, pois a comida fica acumulada nos bráquetes, causando desconforto e podendo acumular bactérias, prejudicando a saúde da boca.

 

Limpeza do aparelho fixo estético

 

Para quem deseja um tratamento mais discreto, há a opção dos aparelhos estéticos. São bastante parecidos com o aparelho fixo metálico, porém, os bráquetes são feitos de materiais transparentes com a intenção de se “camuflarem” nos dentes. Esses materiais podem ser: safira, porcelana, policarbonato e cerâmica. O maior problema deste tipo de aparelho é que dependendo do material que ele é feito, pode ocorrer o amarelamento.

Para evitar que o aparelho fixo estético fique manchado, é necessário evitar alimentos e bebidas com muito corante, como doces e café e também deixar o hábito de fumar, pois o cigarro é um grande contribuinte para o amarelamento. Quanto a higienização, esta pode ser feita da mesma forma que os aparelhos fixos metálicos.

 

Higienização bucal com os alinhadores Invisalign®

 

Um tipo de tratamento ortodôntico que se destaca quando o assunto é higienização, são os alinhadores Invisalign®. Esta tecnologia serve para tratar qualquer tipo de maloclusão dentária e o tratamento consiste no uso de alinhadores removíveis e transparentes. Mas por que os alinhadores Invisalign® se destacam?

Porque para se alimentar, basta remover as placas transparentes, o que evita o acúmulo de restos de comida. Na hora de fazer a higienização, é só remover os alinhadores e escovar os dentes normalmente, sem precisar de nenhum tipo de acessório. E o melhor é que não é preciso nenhum tipo de restrição com alimentos, afinal, você pode tirá-los quando quiser.

 

Share:

Comments are closed.