CONHEÇA O APARELHO LINGUAL

Aparelho lingual

 

Para a correção de dentes desalinhados, também existe a técnica da ortodontia lingual, que é um tratamento com aparelho fixo, onde os braquetes são colados na parte interna dos dentes. O aparelho lingual também pode ser autoligado, porém, os braquetes são diferentes, pois foram desenvolvidos especialmente para serem colados na face interna dos dentes, seu design é mais arredondado e menor, fazendo com que a adaptação do paciente seja mais simples.

 

Indicações da ortodontia lingual

 

O uso do aparelho lingual autoligado é recomendado para pessoas que já possuem todos os dentes permanentes e que desejam fazer o alinhamento dentário sem que ninguém perceba, mantendo a elegância. Pode ser utilizado em quase todos os casos de maloclusões.

O aparelho ortodôntico lingual também é uma ótima opção para pacientes que praticam esportes, pois não há o risco de lesionar os lábios com o aparelho em caso de pancadas acidentais na boca, afinal, os braquetes não entram em contato com os lábios. Esta técnica é uma das preferidas pelas pessoas que não se sentem confortáveis em exibir o aparelho na face externa dos dentes.

 

O aparelho lingual vale a pena?

 

Com certeza a principal vantagem que o aparelho lingual oferece é a estética, sem exibir braquetes, arco ou quaisquer acessórios usados durante o tratamento, ou seja, as pessoas só saberão que o paciente está usando aparelho, se o mesmo contar.

Outro diferencial que o aparelho lingual tem, é que durante o tratamento, não há lesões ou levantamento nos lábios devido o volume dos braquetes, sem contar que o paciente não precisa se preocupar ao comer em público e ter resíduos de comida presos ao aparelho onde as pessoas possam ver. Na maioria dos casos o aparelho lingual é mais confortável do que o aparelho colado na parte externa dos dentes.

 

Tratamento com aparelho lingual

 

O aparelho lingual funciona como o aparelho convencional podendo ser utilizado na arcada dentária superior e inferior. Mesmo que o paciente tenha o espaço interno dos dentes muito pequeno, a ortodontia lingual possui tecnologia para colar os braquetes.

Durante as consultas  serão feitas ativações necessárias para o bom desempenho do tratamento de acordo com a avaliação do ortodontista.

Uma regra muito importante quanto ao uso do aparelho lingual é manter sempre a higienização em dia, pois sem ela, o paciente pode apresentar cáries, gengivite e até mau hálito. Estes problemas podem atrasar o término do tratamento devido a  problemas periodontais, comprometendo a movimentação dos dentes. A limpeza é feita da mesma forma que nos aparelhos convencionais, com o benefício de ser mais fácil para passar o fio dental devido à localização dos braquetes. Quanto à alimentação, deve-se evitar apenas alimentos duros ou muito pegajosos, para que não haja danos no aparelho. Nos primeiros dias, é comum haver alguma distorção da fala, pois a língua entra em contato com os braquetes, porém, a adaptação é muito rápida e simples.

 

Se você deseja saber mais sobre o Aparelho Lingual CLIQUE AQUI.

Share:

Comments are closed.