Como aumentar a qualidade do sono - Clínica Ana Andrade

COMO AUMENTAR A QUALIDADE DO SONO

Saiba como aumentar a qualidade do seu sono

 

Uma noite de sono ruim pode trazer consequências muito conhecidas, como dor de cabeça, sonolência durante o dia e mau humor. Uma ou duas vezes isso não faz mal, mas à longo prazo, noites mal dormidas podem trazer diversos problemas para a saúde, inclusive diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Para poder evitar esses problemas, um bom descanso com sono reparador são fundamentais.

 

Como o ronco e apneia do sono interferem no sono

 

O ronco pode não perturbar quem dorme, mas com certeza perturba quem está dormindo com o roncador. Além disso, o ronco pode estar associado com a apneia, que é a interrupção total da passagem de ar pelas vias aéreas por alguns segundos enquanto a pessoa dorme. A apneia, que em alguns casos pode ser fatal, gera mini-interrupções do sono sem que o paciente perceba. Esses vários despertares num mesmo sono podem causar sonolência excessiva, dificuldade no aprendizado, problemas cardiovasculares, complicações após cirurgias, entre outras.

 

O que fazer para dormir bem

 

Como o ronco e apneia são distúrbios especificamente relacionadas ao sono, podem ser os fatores que mais prejudicam o descanso. Por este motivo, é importante fazer uma consulta com um especialista, que poderá avaliar se você sofre com um desses problemas e a melhor forma de saná-los.

Outro ponto muito relevante, principalmente nos dias atuais, é o uso do celular durante a noite. É muito comum estarmos na cama e ao mesmo tempo online nas redes sociais. O grande problema disso é que as luzes que o dispositivo emite confundem o organismo, que ao invés de pensar que está na hora de dormir, vê a claridade e pensa que está de dia. Além de nos manter mais ativos e consequentemente reduzir o tempo de sono, as luzes e sons do celular impedem um sono reparador, pois faz com que o corpo permaneça em estado de alerta.

Bons hábitos para dormir bem

 

  1. Evitar o uso de medicação sedativa ou relaxante, pois pode favorecer o ronco e levar à apneia do sono;
  2. Fazer refeições leves antes de dormir;
  3. Não utilizar drogas;
  4. Não utilizar tablets ou celular na cama antes de dormir;
  5. Praticar atividades físicas regularmente;
  6. Evitar bebida alcoólica em excesso;
  7. Dormir de lado e perder peso para evitar o ronco e apneia obstrutiva do sono;
  8. Deixar o quarto em uma temperatura agradável;
  9. Desligar quaisquer fontes de iluminação, favorecendo a produção hormonal saudável.

 

Share:

Comments are closed.