APARELHO AUTOLIGADO: SAIBA COMO FUNCIONA

Aparelho autoligado

 

O diferencial do aparelho autoligado é a ausência das borrachinhas, pois este aparelho utiliza um sistema de travas do arco ortodôntico no próprio braquete, dispensando o uso das borrachas para segurá-lo.

Devido à tecnologia empregada neste sistema, as consultas podem ter uma frequência menor e em alguns casos, há a redução do tempo de tratamento, por isso, este aparelho é indicado para pessoas que têm pressa em ver os resultados, pouco tempo para ficar indo ao dentista. Vale lembrar que este tratamento pode ser oferecido para pessoas em qualquer idade, sejam crianças, adolescentes ou adultos.

 

Como funciona o aparelho autoligado?

 

Na primeira etapa do tratamento com o aparelho autoligado, os dentes começam a fazer as primeiras movimentações para se alinharem e conforme vão se alinhando, o dentista vai aumentando a grossura dos arcos, visando melhorar o desempenho do tratamento. Na última etapa, quando os dentes já estão alinhados, é feito o “refinamento”, finalização do tratamento. Esta fase é muito importante, pois a técnica do ortodontista e a colaboração do paciente, vão dar estabilidade no alinhamento para que os dentes não saiam do lugar com facilidade após a remoção do aparelho.

Dependendo o problema o tempo de tratamento pode ser menor do que com os aparelhos fixos convencionais. A média é de poucos meses de uso do aparelho autoligável, porém, apenas o ortodontista poderá fazer uma análise do caso e estimar o tempo necessário para o tratamento.

 

Vantagens do aparelho ortodôntico autoligável

 

Como o autoligado não tem as borrachinhas (o arco é preso aos clips), é possível ter movimentações mais rápidas e mais precisas, usando menos força e fazendo o paciente sentir menos dor, pois as borrachinhas ofereciam resistência e atrito durante o tratamento. Outro benefício é que os braqueres podem ser menores e mais anatômicos, evitando lesões na boca.

O aparelho autoligado em alguns casos possibilita expandir a arcada dentária, evitando a extração de dentes. Por não usar borrachinhas é mais higiênico, há menos acúmulo de restos de alimentos e a limpeza é mais fácil, evitando cáries e placa bacteriana.

 

Aparelho estético autoligado

 

 

Para quem quer um tratamento mais discreto, há a versão do aparelho estético autoligado, que é feito de materiais menos visíveis, como porcelana.

Todo aparelho ortodôntico deve ter alguns cuidados e o principal deles é com a higienização. A limpeza é fundamental para prevenir gengivas inflamadas, cáries, placa bacteriana, mau hálito e outros problemas periodontais que podem atrasar o tratamento. Ir às consultas com o ortodontista para realizar as ativações necessárias para que o tratamento se torne mais breve possível.

Lembre-se que o sucesso do tratamento depende do conhecimento e habilidade do ortodontista, da tecnologia investida e também da colaboração do paciente, resultando em um novo sorriso.

 

Se você deseja saber mais sobre o Aparelho Autoligado CLIQUE AQUI.

 

Share:

Comments are closed.