6 MOTIVOS PARA ALINHAR OS DENTES

Conheça 6 motivos para alinhar os dentes além da estética

 

A maioria das pessoas faz um tratamento ortodôntico por causa da estética. Mas você sabia que não é apenas a aparência que será beneficiada? Ter todos os dentes em sua correta posição pode prevenir muitos problemas de saúde! Por isso, confira alguns motivos para começar já o seu tratamento.

 

Livre-se das dores de cabeça!

 

A correção dos dentes pode te livrar de muita dor de cabeça, literalmente! Isso porque os dentes posicionados corretamente nas arcadas dentárias protegem uma articulação chamada Articulação Têmporomandibular, conhecida como ATM. A ATM fica bem ao lado do ouvido e é possível senti-la ao abrir e fechar a boca, pois é ela a responsável por esse movimento.

Quando há a falta de dentes ou quando estão desalinhados, a ATM não encaixa perfeitamente, o que causa seu desgaste e consequentemente dor de cabeça e enxaquecas. Outro problema muito grave que pode surgir é a queda da mandíbula, que deve ser recolocada no lugar imediatamente com a ajuda de um profissional.

 

Fica muito mais fácil escovar os dentes!

 

Escovar dentes tortos é difícil, mas dá para encarar a missão. Por outro lado, passar o fio dental é complicado e muito chato, fazendo até com que algumas pessoas pulem esta etapa tão importante da limpeza.

Com o sorriso alinhado, passar o fio dental e fazer a escovação se torna uma tarefa muito simples, limpando facilmente e sem exigir manobras complicadas. Isso tudo irá prevenir cáries, tártaro, mau hálito e outros problemas bucais.

Respiração com mais qualidade

O tratamento ortodôntico além de deixar o sorriso alinhado, também amplia as arcadas dentárias, pois é necessário espaço para os dentes ficarem nas posições corretas. Essa ampliação, afeta as vias aéreas, permitindo uma respiração mais fácil e com mais qualidade, principalmente à noite dando mais conforto para dormir. Bônus: mais disposição para o dia a dia porque você dormiu bem!

 

Mais prazer para comer

 

Cada dente tem uma função na hora da mastigação e quando há a ausência de um deles, todos os outros dentes têm que se esforçar mais para cobrir a falta, o que gera uma mastigação deficiente. Quando o paciente faz um tratamento ortodôntico, além de resolver esse problema da mastigação, ele também ganha o correto exercício dos músculos envolvidos nesta atividade. E muitas pessoas não sabem, mas isso tudo auxilia na prevenção de problemas relacionados à digestão, pois a mastigação correta leva ao estômago alimentos bem triturados, facilitando o processamento da refeição e aumentando a sensação de saciedade.

 

Autoestima e confiança elevadas!

 

Quem é que não quer um sorriso saudável e maravilhoso? As pessoas que tem dentes tortos ou ausência de algum deles, pode ter vergonha de sorrir, o que as deixa triste e com baixa autoestima, criando muitas vezes um caso de depressão.

Dentes alinhados permitem mais sorrisos e consequentemente, pessoas mais alegres, sem medo de sorrir e falar em público, aumentando a autoconfiança.

Quanto antes os problemas bucais e ortodônticos forem tratados, mais fácil é o tratamento e melhores são os resultados, por isso, consulte um dentista regularmente. Um profissional poderá avaliar sua situação e propor o melhor tratamento que traga mais saúde e mais beleza para seu sorriso!

Share:

Comments are closed.